A Terapia com abordagem Junguiana segue os conceitos do Psiquiatra suíço Carl Gustav Jung, fundador da escola Psicologia Analítica, ele explorou o consciente e o inconsciente como um todo. Ele dava grande importância para as experiências simbólicas vividas por todas as pessoas e não apenas focava na história individual de cada um. Dessa forma, é possível olhar para o paciente por diversos ângulos, como religião, hobbies, intelecto, profissão, família, entre outras.
Dentro da Psicologia Analítica percebemos que as pessoas são influenciadas por fatores inconscientes que estão além de seu controle, estes formam o inconsciente coletivo. Há também o inconsciente pessoal, o qual contém todas as primeiras experiências vividas pelo indivíduo.
Na Terapia Junguiana trabalhamos com vários Arquétipos, onde o paciente consegue ressignificar sua vida. Através do processo de autoconsciência, a terapia pode ajudar o paciente a ver o que está fora de equilíbrio na sua psique. Isso é capacitá-lo conscientemente a fazer mudanças que o ajude a se tornar mais equilibrado e inteiro.
A Terapia Junguiana enfatiza o potencial de desenvolvimento do paciente e não sua “doença”, acreditando que qualquer indivíduo é capaz de ter uma psique mais saudável e uma vida mais feliz.